quarta-feira, maio 30, 2007

Lançamento da Microsoft - Microsoft Surface

Eu estou chocado...
Quando a Xerox lançou, em 1981, sua workstation "Star", só havia uma coisa na mente ( brilhante, diga-se de passagem ) do pessoal de lá: revolucionar a forma como as pessoas usavam computadores. De caixas cinzas com telas verdes, cópias avançadas de máquinas de escrever elétricas, eles se transformaram numa metáfora de algo do dia-a-dia: a mesa de trabalho. O computador passou a ter uma tela gráfica, com pastas, ícones e uma lixeira ( tudo bem, a lixeira não deveria estar sobre a mesa... ). E nós usamos aquela revolução até hoje, agradecidos.

A Microsoft lançou, às 0:01h, algo que pretende revolucionar, novamente, a forma como lidamos com os computadores. Nada de "mouses" ou teclados... apenas o toque!

Apelidado de "Surface", é uma impressionante tela de 30'' montada sobre um computador cujas características não foram completamente reveladas ( Windows Vista, Bluetooth, Ethernet e WiFi são ítens de série ). A tela "reage" a objetos comuns, como blocos de acrílico, pincéis, telefones celulares e, claro, dedos. Aliás, a parte mais interessante é, justamente, usar os dedos. Mais de um. A tela reconhece cada um deles e não "trava" o cursor. Ah... não há cursor. A comparação com "Minority Report" é quase imediata, mas ainda não existe silício estampado sob o vidro: há uma caixa preta debaixo da tela, lembrem-se.

Os vídeos mostram aplicações interessantes, mas que só arranham as possibilidades. Há outro aqui.

Toda a empolgação do pessoal de Redmond parece ser justificada. Desde 2003 o projeto está em gestação e o fruto promete. No entanto, com o preço estimado em US$ 10.000,00 ( lá ) para o Natal deste ano, vai demorar um pouco até termos isso na sala de estar. Se bem que, com a rede Sheraton como parceira, o principal alvo do marketing deve ser mesmo hotéis, restaurantes e afins.

2 comentários:

Lê disse...

Eu tava dizendo uma espécie de mouse em 3D, e não ausência de mouse!!

anne disse...

Pela maneira, eu tenho olhado acima no Internet e eu encontrei algumas ferramentas que são esfriam realmente para monitorar posicionar da competição, as well as ver seus pontas e truques. Se você fosse interessado, eu recomendei-lhe tenho um olhar. Parece que estão livres: http://www.lineared.com/es/recuperar/posicionare-google-msn-yahoo-disco-duro.htm