terça-feira, dezembro 12, 2006

Hipótese e Ciência


Quando aprendi as primeiras lições da física e matemática tive a impressão que os grandes filósofos e cientistas usavam as ciências para reproduzir a verdade, e se por acaso, não obtivessem sucesso em sua jornada seria por terem utilizado o método científico erroneamente. Porém qual o papel da hipótese no método científico? Quando o cientista utiliza as ciências para prever e/ou explicar a natureza, automaticamente cria hipóteses que a princípio podem parecer arbitrárias, mas este convencionalismo de princípios e deduções leva a resultados muito próximos aos reais e trata-se apenas de um comodismo. Na verdade o que se busca entender são as relações entre os objetos e não os objetos própriamente, o que seria chegar a uma verdade inalcansável.

Sem dúvida já lhe perguntaram muitas vezes de que serve a matemática e se essas delicadas construções que nós tiramos inteiramente do nosso espírito não seriam artificiais e nascidas apenas do nosso capricho.

Entre as pessoas que formulam essa pergunta devo fazer uma distinção: homens práticos procuram somente uma maneira de ganhar dinheiro. Esses não merecem uma resposta; é antes a eles que conviria perguntar de que serve acumular tantas riquezas se, para ter tempo de adquiri-las, é necessário negligenciar a arte e a ciência, que tornam a alma capaz de aproveitá-las: et proptem vitam vivendi perdere causas.

Pensamentos derivados das suposições filosóficas de um dos grandes matemáticos do século XIX e começo do século XX: Poincaré explica em "Ciência e Hipótese" sobre o convencionalismo.

Nenhum comentário: