domingo, agosto 13, 2006

Dave Mckean

Em posts anteriores (Sandman e Viva...) publiquei duas criações deste grande ilustrador. Pois bem, hoje resolvi apresentar-lhes o mesmo.


Image Hosted by ImageShack.us


Dave McKean nasceu em 1963, na cidade de Taplow , na Inglaterra.

Seu interesse pelos quadrinhos, além de outras artes, veio por parte de seu pai, funcionário de uma empresa aérea que desenhava nas horas vagas e era um assíduo fã de jazz, além de tocar piano. Apesar da família perder seu talentoso patriarca logo cedo, Dave tentou continuar o mesmo interesse do pai nos anos que se seguiram.

Estudou na Berkshire College of Art and Design de 1982 a 1986. Foi nesse período que seu interesse pelos quadrinhos, e não só pela ilustração, começou a ser acentuado. Devido a trabalhos de José Muños e Bill Sienkiewicz , Mckean percebeu que era possível conjugar várias técnicas para se contar uma história. Já tinha a noção de que uma imagem vale mais que mil palavras, mas o desejo de experimentar novas técnicas não o impediram de imaginar como ficariam essas imagens se seguissem um roteiro. Esse interesse tomou mais força quando conheceu seu melhor parceiro profissional: o então promissor roteirista Neil Gaiman (autor de Sandman). Com o novo amigo, chegou a produzir a série Violent Cases , que lhe abriu as portas para uma carreira com quadrinhos tanto dentro de seu país (na revista 2000 AD ) quanto internacionalmente (via DC Comics americana).

Juntamente com Gaiman, McKean surpreenderia com sua arte inovadora nas capas da revista Sandman (todas as capas dos 75 números) além de muitos especiais e minisséries. Apesar de seu tipo de arte parecer ser mais adequado para ilustrações de capas (que, além de Sandman , abrilhantaram edições das revistas Hellblazer e The Dreaming ), provou que também era possível quadrinizá-las, como visto na fantástica minissérie Orquídea Negra . Longe de parecer algum tipo de trabalho modernoso, acabou agradando o grande público. Sucesso esse que chegou ao máximo quando ilustrou todo o especial chamado Arkham Asylum , onde colocou um clima claustrofóbico em uma história que mostra o herói Batman adentrando o famoso hospício para criminosos insanos, em um roteiro escrito pelo escocês Grant Morrison .

Como um artista multimídia (devido ao interesse herdado de seu pai por várias artes) fez trabalhos tão diversos quanto ilustrações e fotos para músicos como Alice Cooper, Dream Theater e Rolling Stones (produzindo tanto ilustrações para CD's quanto quadrinhos promocionais). Também são de sua autoria várias capas de livros de autores tão renomados que vão desde Neil Gaiman a Stephen King . É colaborador, como ilustrador, da revista New Yorker . Como artista plástico, já teve seus trabalhos expostos nos Estados Unidos e na Europa , ganhando diversos prêmios no decorrer da carreira.

Começou a década de 90 publicando a graphic Signal To Noise , período em que começou a mostrar outras faces para seu talento. Como compositor/músico produziu toda a parte musical da adaptação radiofônica da mesma Signal To Noise , junto com o saxofonista Iain Ballamy , para a BBCRadio . Já como escritor (não dispensando as ilustrações quadrinizadas) começou a produzir a minissérie Cages que, ao longo de 6 anos, somou mais de 500 páginas em seu estilo característico. E ainda teve tempo de ser raptado pelo mundo da publicidade, sendo o garoto de ouro de campanhas para empresas como a Kodak, Nike e para o lançamento da Sony Playstation.

A exemplo de seu grande amigo Neil Gaiman , McKean era um viciado em trabalho e não deixava escapar nenhuma oportunidade para mostrar sua arte. Isso, somado a sua incrível flexibilidade quanto a se adaptar a qualquer tipo de demonstração artística, dava a impressão que ele estava com vários projetos ao mesmo tempo. Mas a amizade com Gaiman sempre foi o eixo dessa carreira, sempre levando a dupla a encontrar-se com frequência. Alguns desses (re)encontros aconteceram em 1994 com o especial Mister Punch (para o selo Vertigo ) e em 1997, quando lançaram o livro infantil The Day I Swapped My Dad for Two Goldfish.

Seu talento ainda teve tempo de adentrar no mundo do cinema (afinal, ele tinha vasto conhecimento no ramo da fotografia, o que o deixava a um passo da sétima arte). Foi designer do filme Alien Ressurrection e do primeiro Blade . Mas também teve a chance de produzir suas própria películas, tendo no currículo três curtas metragens: Whack! , The Week Before e n[eon]. Recentemente, em mais uma parceria com Gaiman, dirigiu a película "Mirror Mask" lançada direto em DVD nas locadoras (que aliás eu não achei em lugar nenhum).

Interessou-se?
Você pode visitar o site oficial, ou quem sabe este site não-oficial, e se depois disso tudo ainda quiser ver todas as capas publicadas em Sandman, pode ir aqui, pois elas estão em forma de cards.

A ilustração acima é capa do livro "The particle Tarot: A Major Arcana".

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o trabalho desse cara !!

Diego disse...

Nunca gostei dele. Admiro, é de qualidade, mas acho nonsense demais.